Bombeiros de Seul, capital da Coreia do Sul, divulgaram alerta inusitado que o PORTALIMULHER passa como forma de prevenção e cuidados. Gatos foram considerados culpados por ao menos 107 incêndios em residências na cidade de Seul entre janeiro de 2019 e novembro de 2021. Dos 107 incêndios, em 52 casos o fogo teve início quando os donos não estavam em casa.
Entre os casos mais comuns estão os incidentes ligados a fogão elétrico por indução, que é considerado mais seguro que os modelos tradicionais porque não produzem fogo. Porém, o botão de indução pode ser acionado acidentalmente até por um gato.
Ágeis, os gatos têm acesso a todos os lugares da casa e circulam com facilidade por todos os cantos.

Os bombeiros de Seul aconselham os donos de animais a prestar atenção com seus pets, pois a possibilidade de o incêndio espalhar-se rapidamente é maior quando não há ninguém em casa.
O problema não se restringe à Coreia do Sul. O jornal The Washington Post publicou que os Estados Unidos registram a média de quase 3 incêndios diários provocados de alguma maneira por animais de estimação, segundo levantamento feito pela Associação Nacional de Proteção Contra Incêndios.
Instituições norte-americanas costumam fazer campanhas para prevenção a incêndios e proteção e animais de estimação.
Alguns cuidados podem ser tomados por quem pets em casa, com base em relatos de incêndios provocados por pets, os quais podem parecer cômicos, mas mostram como acidentes podem acontecer de quase nada.
Há casos de gatos espalharem fogo pela casa ao terem a cauda queimada acidentalmente pela chama de velas. Trocar velas tradicionais por modelos a bateria que não produzem chamas pode ser uma boa providência.
Uma tartaruga deu início a um incêndio na Inglaterra ao derrubar um aquecedor perto de cortinas e tecidos enquanto os donos estavam ausentes de casa.

Também na Inglaterra um cachorro acionou o micro-ondas, no qual havia um pedaço de pão que pegou fogo depois de exposto a altas temperaturas. As chamas se espalharam pela casa.
Fatos incomuns e acidentes banais provocados por pets.
Previna-se.