Cuidados ao explorar fachadas ativas
Que são fachadas ativas
São as lojas e espaços comerciais destinados a atividades não residenciais, como comércio e serviços, no térreo de edifícios com acesso direto à calçada.
Lojas de varejo, agências bancárias, restaurantes, cafés, pet shops e serviços de saúde e educação são atividades que não causam incômodos para os moradores. Pelo contrário, podem trazer comodidade para o morador que encontra produtos em seu próprio prédio.
Benefícios
As fachadas ativas tornam as áreas urbanas mais vibrantes, pois permitem maior interação entre o espaço privado do prédio com o público. Assim, estimulam a convivência.
Elas aumentam a segurança das pessoas, que encontram comércio em locais próximos da residência aos quais se pode ter acesso a pé, dispensando o uso de carro para locomoção.
A presença de comércios no térreo de prédios residenciais ou comerciais impulsiona a economia local, gera empregos e atrai empreendedores e pequenos empresários.
O visual dos prédios se torna mais agradável, pois os muros altos e fechados são substituídos por lojas e espaços de convivência.
Prédios com fachada ativa
No Brasil, há preconceito contra as fachadas ativas, pois acredita-se, erroneamente, que a presença de lojas e de comércio desvaloriza o imóvel e traz transtornos para os moradores. Prédios com fachadas ativas são comuns nos Estados Unidos e na Europa.
Algumas cidades, como São Paulo e Curitiba, têm oferecido descontos para construtoras que criarem fachadas ativas em seus prédios.
Vacância
Apesar do incentivo das fachadas ativas em prédios e dos benefícios que elas trazem, o número de lojas vazias tem aumentado em são Paulo. Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a vacância de fachadas ativas varia entre 60% e 80% dos espaços.
A ACSP verificou que os principais inquilinos são redes varejistas de conveniência e agências bancárias.
Motivos da alta vacância
Os principais motivos da alta vacância são a falta de planejamento comercial para as fachadas ativas, alugueis incompatíveis com a possibilidade de retorno para os comerciantes e o aumento de lojas autônomas dentro de condomínios residenciais.
Comerciantes planejaram seus espaços para atender principalmente o público de passagem e não os moradores do condomínio. A fachada deve ser direcionada para as demandas da região.
A falta de vagas de estacionamento e a ausência de infraestrutura para restaurantes, academias e padarias afasta comerciantes.
O valor dos alugueis deve ser condizente com o faturamento do comércio. Se assim não for, nenhum comércio subsistirá.
Planejamento
Como em toda atividade comercial, também as fachadas ativas precisam ser bem planejadas antes de sua exploração.
As demandas regionais, os produtos ou serviços a serem oferecidos, o espaço disponível, a concorrência e o público local são fatores essenciais a serem considerados.
