O começo
A carioca Alzira Ramos fazia bolo para sua família. Em 2007, quando tinha por volta de 60 anos, seu marido passou casualmente na mercearia do amigo Albano com um bolo de iogurte, que ela havia feito, fatiou o bolo e distribuiu entre os presentes. Foi um sucesso.
Albano, o dono da mercearia, encomendou bolos para vender. Alzira começou a vender bolos de iogurte, chocolate, laranja e outros apenas para a mercearia do Albano.
Como a família passava por situação difícil, ela decidiu dedicar-se à produção de bolos para complementar a renda familiar. Inicialmente, produzia dez bolos por dia. Em três meses, produzia 80 a 120 bolos diariamente.
Menos de um ano depois, abriu sua própria loja e hoje a Fábrica de Bolo Vó Alzira tem 302 unidades e faturou R$ 300 milhões em 2024.
Franquias

Em 2013, Alzira desenvolveu mistura de bolo padrão que poderia ser vendida em qualquer lugar do país com o mesmo padrão de qualidade e pôde, assim, modelar o negócio para franquias. A franquia custa a partir de R$ 175 mil.
A fábrica da empresa fica em Serra (ES), que produz a mistura de todos os bolos feitos nas lojas. Por mês, a fábrica produz 20 mil caixas de mistura para bolos, 280 toneladas do produto. Cada caixa produz 12 bolos pequenos e seis grandes. Cada loja franquiada prepara e assa seus bolos.
Qualidade
Alzira atribui o sucesso da fábrica à qualidade dos bolos que produz: saborosos, fofinhos, com bastante cobertura e gosto de bolo caseiro.
As cinco misturas para bolo produzidas pela fábrica permitem produzir até 120 sabores de bolos.
A marca produz bolos especiais para épocas do ano: bolos para festas juninas, bolos para o Natal, para as crianças.
Apesar de ter passado a produzir em larga escala, a empresa zela pela seleção de matérias-primas e insumos a fim de preservar a qualidade dos bolos e o bom nome da empresa.
Olho do dono
Com 77 anos, Alzira está presente do dia a dia da empresa. Participa do desenvolvimento de receitas e visita franqueados para conferir a produção.
Alzira Ramos transformou sua habilidade de fazer bolos em negócio rentável, aproveitou a oportunidade e alcançou o sucesso. Começou devagar e somente expandiu a empresa quando tinha a mistura de bolo ideal para abastecer as unidades sem perder a qualidade de seu produto.
