Existem 8 bilhões de reais esquecidos ou largados em Bancos, provenientes de cobranças indevidas, sobra de consórcios ou remanescentes de contas encerradas, por pessoas que não sabem da existência do valor que deixaram para trás; desconhecem o fato ou se esqueceram do dinheiro. A soma é alta, mas os valores individuais podem ser pequenos e não tornarão ninguém rico. De qualquer forma, sempre é bom receber algum valor inesperadamente.
O Banco Central (BC) lançou serviço que permite às pessoas verificarem se têm dinheiro a receber de instituições financeiras. O serviço foi lançado no dia 24 de janeiro, mas saiu do ar por volta das 21 horas em razão do grande volume de consultas.
O Sistema de Valores a Receber (SVR) permite a consulta de recursos remanescentes nas contas para pessoas físicas e empresas e facilita o processo de devolução. A consulta mostra instituição onde está o dinheiro e o valor a receber, além de explicar como solicitar a devolução dos recursos.
As normas sobre os valores a receber não alcançam entidades que decretaram falência; alcançam apenas as instituições supervisionadas pelo Banco Central. A solicitação dos valores poderá ser feita no próprio site do BC, pois as instituições financeiras aderiram ao termo do BC. Caso a sua instituição não tenha aderido ao termo, será necessário contatar a instituição diretamente para combinar a devolução do recurso. No caso de instituições que decretaram falência, o caminho é a Justiça.
Siga os passos para verificar se você tem valores a receber.
- No site do Banco Central, clique em Minha Vida Financeira.
- Na tela seguinte clique em Valores a Receber.
- Clique em Consulta ao Relatório Valores a Receber.
- Iniciar Consulta.
- Informe CPF ou CNPJ da empresa.
- O sistema informa que você não tem recursos a receber. FIM DA CONSULTA.
- O sistema informa que você tem valores a receber.Consultar o montante na Plataforma Registrato, do Banco Central.É preciso fazer login pelo Registrato ou pelo site gov.br, do governo federal.