A soprano brasileira Gabriela di Laccio recebeu condecoração da mão do Rei Charles III.
Soprano
Pode ser que você não esteja familiarizada com a palavra “soprano”, a voz feminina mais aguda na música, a voz que canta as partes mais agudas das melodias. É a mais alta entre os tipos de vozes.
Gabriela di Laccio
Gabriela di Laccio, brasileira, nascida no Rio Grande do Sul e residente em Londres há mais de 20 anos, fez grande carreira como cantora lírica e teve destacada atuação social.
Durante a carreira de soprano, ela tinha cantado pouquíssimas canções feitas por mulheres. Ela se sentiu frustrada por não conhecer mulheres compositoras e de não cantar as músicas delas.
Em 2024, Gabriela entrou para o Guinness World Records por haver organizado o mais longo concerto acústico, com mais de 26 horas de duração, apresentando obras produzidas por 140 mulheres.
Fundação Donne
Um dia, ao tomar o café da manhã com o marido, ela lhe contou sobre sua frustração em razão da pouca divulgação de músicas de mulheres compositoras. Ele então perguntou-lhe o que ela faria para que a conversa não se encerrasse naquela mesa. A partir da pergunta do marido, ela se movimentou. Começou por montar um site, listou 4 mil mulheres com links e tomou a frente na defesa das compositoras.
Ela se perguntava por que existe tamanho desconhecimento sobre a existência de mulheres na música clássica e o desconhecimento do repertório delas. Di Laccio pesquisou a história de mulheres na música e descobriu a riqueza de músicas compostas por mulheres desde o período pré-medieval e barroco.
Em 2018, ela criou a Fundação Donne – Women in Music –(Mulheres na Música, em tradução livre), que se dedica a dar maior visibilidade às mulheres no meio musical.
A partir de então, sempre que pode Di Laccio inclui composições de mulheres em seus concertos.
A condecoração

Gabriela Di Laccio recebeu o título de Membro da Ordem Mais Excelente do Império Britânico, reconhecimento oficial oferecido pelo Reino Unido desde 1917 a personalidades que prestam serviços notáveis à nação em sua respectiva área de atuação.
Ela recebeu a honraria das mãos do Rei Charles III no Castelo de Windsor.
Gabriela di LAccio comentou sobre seu orgulho e sua satisfação pela honraria por meio de um chavão que vale para todos: “Todo mundo pode fazer alguma coisa e fazer a diferença”.
